O que você deveria saber sobre Shadowrun antes de jogar

Todo narrador passa a sua visão do mundo na hora de ambientar uma aventura para seus jogadores e junto com eles acabam construindo um mundo único cheio de peculiaridades, logo dificilmente uma mesa será igual a outra, os jogadores mudam, os personagens mudam e o jeito de encarar o jogo também muda com o tempo.

O que irei mostrar a seguir é a minha visão do Sexto Mundo, um Xamã uma vez me ensinou uma coisa muito importante, que não importa o que acontecesse na vida eu tinha que “Encontrar a minha própria verdade”, no final tudo que absorvemos são o ponto de vista das outras pessoas e os transformamos e moldamos a nossa maneira, não é mesmo?

Logo esta é “A minha verdade” sobre o Sexto Mundo, o seu grupo pode enxergar ela de forma diferente e não tem nada de errado nisso, o importante acima de qualquer coisa é a diversão e se ela é atingida, então pro inferno com as regras, cenário ou qualquer outra coisa!

O que você deveria esperar e saber sobre um jogo de Shadowrun

Shadowrun_Shadowpunkers_Lobo_Lancaster 1

Você não é especial!

Em muitos jogos de RPG o personagem dos jogadores são os heróis da história. Isso faz muito sentido em jogos de fantasia medieval como D&D, Legendo of Five Rings entre outros. Geralmente os jogadores são poderosos e não respondem a ninguém além deles mesmos, conquistando grandes feitos, se tornando lendas entre os mortais e até mesmo semideuses reconhecidos por muitos.

Em Shadowrun as coisas são totalmente diferentes.

Shadowrun se passa em um futuro Distópico, os personagens vivem no lixo da sociedade. São operativos das sombras, ferramentas corporativas daqueles que não querem sujar suas mãos com sangue e quase sempre são ferramentas descartáveis. Shadowrunners são mercenários que cometem os mais variados crimes por dinheiro. Eles não são heróis. Por mais que seja difícil aceitar isso, eles vivem em um mundo decadente e violento, estão lutando pela sobrevivência.

Shadowrunners existem por uma única razão: Eles são bons para os negócios, são lucrativos.

O verdadeiro poder se encontra nas mãos das corporações, elas alimentam o mundo das sombras. Seus Diretores e executivos que são Deuses entre os mortais, eles detêm todo o poder do novo mundo que se chama dinheiro. Podem fazer qualquer coisa e por mais que os jogadores tentem, eles nunca vão deter uma Corporação por completo, pois o mundo é sujo assim.

“Distopia: “Uma condição ou lugar imaginário onde tudo é o mais ruim possível, onde se vive situações desesperadoras com excesso de opressão, perda e violência, onde o pessimismo impera dando pouco lugar para a esperança”

Seu personagem irá morrer!

Cedo ou tarde, por mais que seja difícil pra você aceitar isso, seu personagem ira morrer.

A morte no Sexto Mundo é algo banal, enquanto em outros jogos de RPG temos personagens imortais ou sempre encontramos um jeito de trapacear a morte, em Shadowrun é diferente, não temos um jeito de voltar a vida e toda e qualquer entidade é capaz de ser morta de uma vez por todas. Até mesmo os grandes dragões que são o poder máximo dentro do mundo, odiados, temidos e acima de tudo respeitados por todos são capazes de serem mortos por coisas banais como armas automáticas e explosivos. Aliás um dos grandes dragões do cenário foi morto justamente desta forma por um grupo de Shadowrunners.

Da mesma forma que faz parte do seu trabalho eliminar aqueles guardas, os deles são fazer a mesma coisa com você.

“Mas eles vão ter uma morte heroica e significativa, não?”

Claro que não! A morte raramente é algo significativa e heroica no mundo real, por que seria no Sexto Mundo? A morte simplesmente é algo banal nas sombras. Um tiro, uma vida.

E isso é uma das coisas que acho mais fantástico em Shadowrun, você pode morrer a qualquer momento, nada é certo. O jogo é extremamente mortal e letal. Um simples tiro de uma arma pode acabar com seu personagem, nada daquela segurança vazia em que você pode enfrentar qualquer cosia que apareça na sua frente. Jogadas estupidas e irracionais são presenteadas com a morte.

Se você é uma pessoa que não consegue entender a perda de um personagem ou acha que o narrador “tá pegando pesado”, tente evitar o sexto mundo. Shadowrun pode não ser um jogo pra você.

Shadowrun é um jogo brutal e nada piedoso. Shadowrunners dificilmente vão conseguir se aposentar, conseguir ficar vivo o tempo suficiente para gastar a grana que quase deram a vida pra ganhar. A pressão e luta pela sobrevivência é constante.

A única coisa que podemos fazer contra isso é preparação, pensar rápido, se organizar e sempre tentar estar um passo a frente da próxima ameaça. A única ajuda que temos para sobreviver no sexto mundo é o atributo Edge (Uma espécie de sorte, para aqueles que ainda não jogaram Shadowrun) que podemos gastar permanentemente para conseguir sair vivo de uma situação.

E essa ajudinha nem mesmo é uma proteção, nem garantia de que iremos sair vivo de tudo isso!

Shadowrun_Shadowpunkers_Lobo_Lancaster 4

As coisas vão dar errado!

Em outros jogos o roteiro do jogo geralmente é bem claro. Você vai até uma taverna, é contratado para uma aventura, vai até uma dungeon (que pode ser desde uma masmorra, castelo até uma floresta), mata qualquer coisa que apareça no seu caminho, pegue os tesouros e salva qualquer caralha que você foi contratado pra salvar. Geralmente se aparecem complicações no meio do caminho, mas todas geralmente podem ser resolvidas com um bom golpe e pronto. Claro que isso é um resumo minimalista, mas geralmente é assim com algumas variáveis, não?

Em Shadowrun as coisas são totalmente diferentes.

Claro, tudo também começa com uma aventura, que no caso chamamos de “Missão ou Trabalho”, mas ele nunca é o que parece ser. Não existe nada mais insultante e apavorante pra um Shadowrunner veterano do que escutar as palavras “Vai ser coisa rápida/fácil”. Eles sabem sem sombra de dúvidas que sempre tem mais coisas na história do que é contado.

Um triste fato na vida de um Shadowrunner é que ninguém se importa com ele. Seus familiares e amigos podem até talvez se importar, mas nem isso é garantido.  Imagina o Sr. Johnson, esse somente vai se importar em ter o trabalho finalizado. E algumas vezes – não sempre –  esse trabalho inclui em você sendo morto no final.

Isso mesmo, a “aventura” as vezes pode ser uma armadilha que te leva a uma missão suicida.

Mas isso não é a única coisa que pode dar errado. As vezes nada é o que parece ser; As vezes a pessoa que você foi contratada para proteger já está morta quando você chega no local e seu grupo acaba sendo acusado pelo assassinato dela. As vezes existe mais segurança na Corporação do que lhe foi dito. Às vezes aquela sabotagem programada é na verdade algo que vai matar centenas de pessoas.

A lista é infinita, mas diz essencialmente a mesma coisa. As coisas podem e geralmente vão dar errado. E saber como lidar com elas é uma GRANDE parte do que é um jogo de Shadowrun.

Quanto mais rápido você perceber e pegar isso, mais chances tem de se tornar um veterano e quem sabe conseguir se aposentar nas sombras.

Jogue com o que você quer, não com o que o time precisa!

Shadowrun é um RPG sem níveis e sem classes, por que continuar forçando os jogadores a determinados arquétipos?

Apesar de parecer esquisito a princípio, isso é uma verdade. Shadowrun é muito flexível e um grupo não precisa ter um representante de cada arquétipo dentro da mesa. Um narrador no mínimo experiente consegue lidar com qualquer combinação de Runners, tendo que alterar somente uma pequena parcela da mesma. O jogo te apresenta recursos o suficiente para que um personagem consiga superar determinado desafio ou no mínimo entrar em contato e contratar alguém para suprir uma eventual falha dentro do grupo.

Mesmo dois personagens focados em combate corpo-a-corpo podem ser extremamente diferentes, lidando com ameaças de jeitos diferentes e assim são as Runs de Shadowrun.

Você não pode cobrir todos os aspectos do jogo!

Em outros jogos temos a formação perfeita, mas aqui isso não é verdade, parte do que disse no tópico anterior é exatamente sobre isso. Não existe isso de “estou preparado pra tudo” em Shadowrun. Parte do jogo é lidar com coisas inesperadas, agora imagina o quanto as corporações podem te ferrar de jeitos diferentes?

Aceite que nem tudo estará sobre seu controle e que na maioria das vezes saber lidar com as ameaças de maneira rápida e criativa, vale muito mais do que qualquer coisa.

Nunca tenha medo de fugir, no final do dia o que conta é que você ainda está vivo. Somente isso.

Shadowrun_Shadowpunkers_Lobo_Lancaster 3

Shadowrun é um jogo, mas não o tipo certo para crianças

O Sexto mundo é uma extensão do nosso próprio mundo, ele se passa décadas no futuro com o avanço da tecnologia e o despertar da magia; e claro é um mundo “clássico” cyberpunk e distópico. Alguns dos temas principais do cenário abordam Racismo, Ambição, Ódio ,Violência, Desespero e Vingança, temas pesados para algumas pessoas e geralmente evitados por outros jogos.

Tudo no Sexto Mundo é uma ameaça e está pronto para engolir os personagens. Existe pouco espaço para a esperança, heroísmo, honra e amor nas sombras, mas eles existem.

Não existe o mal e bem absoluto em Shadowrun, somente uma imensa mancha cinza. Poucas coisas são extremamente e puramente malignas em Shadowrun, mas elas existem.

E se você chegou até aqui, parabéns!

O Sexto Mundo é um lugar sombrio, mas ainda há um pequeno raio de luz, de esperança e é por isso que jogamos Shadowrun. As coisas não vêm fácil e todo o esforço que colocamos dentro do jogo é extremamente gratificante. Ver o seu personagem conseguindo crescer e sobreviver a um mundo violento que somente sabe te engolir não tem preço. São inúmeras histórias de sobrevivência, de honra, de “anônimos” que dão suas vidas todas as noites para mover a engrenagem do mundo. Sei que isso pode parecer contraditório Chummer, mas ainda existe sonhos nas sombras e nós estamos aqui justamente pra isso, para fazer ele se tornar realidade.

Mas vamos ser sinceros, é o Sexto Mundo, então nos contentamos a chegar pelo menos o mais próximo disso!

“Sam: – Que vitória? A morte não é pagamento pela morte. Só faz o ciclo prosseguir.

Esquivo: – Sr. Mobile, a espada da justiça castigou os culpados. As sombras de Hanae, Josh, Begay e daqueles runners que trabalhavam para Hart compreendem a justiça do que foi feito.

Sam: – E esta é a vitória?

Esquivo: – Ah, não – o elfo riu, arrastando Sam atrás dos shadowrunners que iam saindo. -Nossa vitória é a única verdadeira. Sobrevivemos.

Na porta do prédio, Sam parou, observando Sally conduzir os runners pela rua numa parada maltrapilha, arruaceira. Estavam sujos e ensanguentados e tinham perdido bons amigos, mas sorriam. Estavam exuberantes, jubilosos por terem desafiado a morte e vencido.

Quando vários dos tribais começaram a entoar um canto, o som ecoou na cabeça dele, trazendo trechos da canção do Cão. Ele percebeu que as palavras eram um hino á vida, uma celebração de possibilidades. A canção o encheu de uma alegria a que ele se negara. Horas atrás olhara para a boca da morte, embora não tivesse sido tragado por aquela escuridão. Ele sobrevivera para voltar às sombras, onde a vida se equilibrava num fio da navalha.

Agora Sam compreendeu a alegria dos runners. Ele estava vivo! Morte e escuridão não o tinham apanhado hoje e isso era causa mais do que suficiente para a celebração. Ele se sentia livre. Seu sangue circulava e não podia mais hesitar. Afastando-se de Squivo, ele seguiu pela rua com uma dança rústica, cujos passos ia inventando à medida que caminhava.

Inu corria em tomo dele, latindo seu próprio excitamento.

Sam: – Venha, Squivo – Sam chamou. – Não é legal desapontar a lady.

Esquivo: – Por nada no mundo – Squivo respondeu, sacudindo a cabeça. Com as longas passadas de sua perna comprida, o elfo passou por Sam e começou a corrida para chegar perto de Sally.

O cão, é claro, ganhou.”

Shadowrun_Shadowpunkers_Lobo_Lancaster 2

Bom, espero não ter passado a visão errada de Shadowrun e que tenha conseguido ao menos tocar na superfície do por que Shadowrun é um RPG tão único e diferente de todos os outros que eu já joguei na minha vida. Esse compilado de coisas “pesadas e pessimistas” são o que fez de Shadowrun meu cenário favorito e minha paixão desde 2005, quando eu pus minhas mãos no romance “Nunca faça acordos com o Dragão” o qual transcrevi uma parte acima.

Shadowrun mudou minha vida como jogador e narrador.

Agradecimento e créditos ao usuário Black-Knyght do /r/Shadowrun , este longo texto acima surgiu por causa de um texto parecido dele, onde inclusive me apropriei de alguns tópicos e palavras.

Lobo Lancaster Shadowpunkers Assinatura

Sobre Lobo Volkov

Gostou? Curta e Compartilhe! Se faltou algo ou gostaria de adicionar a sua opinião por favor comente abaixo!!!
Esse post foi publicado em Ambientação, Shadowrun e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para O que você deveria saber sobre Shadowrun antes de jogar

  1. Gostei do texto muito bom, e da parte que o personagem pode morrer a qualquer momento. Isso também é um problema, se os personagens podem morrer de forma bem rápida a ficha também devia ou pelo menos ter a opção de ser feita de forma rápida. Valeu.

    Curtir

  2. O felling da morte certa……isso é o mais cruel e certeiro do jogo, e o que impulsiona os jogadores muitas vezes……

    Curtir

  3. Leonardo disse:

    Com ctz a sombra da morte deixa os players mais espertos e menos saidinhos!

    Curtir

  4. Luan disse:

    Cara, adorei o texto, eu tive o 1° livro dessa série , eram dois não? Nunca consegui acabar o segundo é perdi o meu primeiro, mas nunca esqueci o lema dele ” cubra a retaguarda, estoque munição e nunca rompa acordos com um dragão”
    Adoraria saber se você não tem um link para baixar esse romance, queria muito terminar ele

    Curtir

Deixe um comentário